FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – EAD
UNIDADE PEDAGÓGICA DE SALVADOR
CURSO DE PEDAGOGIA
CLADIR, SANTINA, SÍLVIA E LUCIANE
PROJETO DE
ESTÁGIO SUPERVISIONDO
NO ENSINO FUNDAMENTAL
Salvador-Bahia
2010
INDICE
INTRODUÇÃO 3 |
PLANEJAMENTO DA OBSERVAÇÃO 4 |
PLANEJAMENTO DA COPARTICIPAÇÃO 5 |
PLANEJAMENTO DA REGÊNCIA 6 |
1-INTRODUÇÃO
Na área educacional podem ser aplicados vários tipos de projetos, por isso se torna difícil o entendimento e elaboração dos mesmos
È fundamental sobre a diferença entre projeto e pesquisa e a relação entre os dois, antes de começar o planejamento especialmente na área educacional.
Os projetos servem para produzir novas descobertas. Portanto é através de pesquisas que se torna possível estes novos conhecimentos, mas existem outras maneiras de se produzir conhecimentos, através de projetos.
Os tipos de projetos podem ser classificados como: Projeto de intervenção: Projeto de pesquisa: Projeto de desenvolvimento: Projeto de trabalho.
Todos estes projetos podem ser trabalhados através de maneiras homogêneos e articulados: por exemplo: um projeto de trabalho pode ter situações de um projeto de intervenção e vice-versa. O que vai classificar como sendo um ou outro é a quantidade de atividade que caracteriza algum deles.
Os projetos de intervenção podem ser aplicados na educação na educação ou em organizações comerciais e produtivas, pois ele serve para interferir e modificar estruturas que estão causando problema.
Já o problema de pesquisa visa o conhecimento, através de experiências comprovadas, sobre um determinado assunto.
Quando visamos à implantação de novas atividades ou formas de organização de produção aplicamos o projeto de desenvolvimento.
Os projetos de ensino são específicos, direcionados a educação e a uma disciplina, visando sempre à melhoria do processo ensino-aprendizagem do aluno, sempre executando pelo professor. Enquanto que os projetos de trabalhos são desenvolvidos pelos alunos, com orientação do professor
A metodologia de trabalho por projetos nos remete a idéia de liberdade, de criatividade. Podemos sentir a escola como uma instituição aberta, acolhedora, democrática, comprometedora com as questões “familiares e comunitárias” que não tem solução para todos os problemas, mas participa e faz parte do todo contexto.
2- PLANEJAMENTOS DE OBSERVAÇÃO
1º dia | Atividade | Conhecer a Escola e a turma onde iremos atuar | Conhecer o professor e informar a proposta. | Observar as características reflexivas dos alunos. |
Carga horária 4h | Instrumento | Diário Reflexivo | Diário Reflexão | Diário Reflexivo |
2º Dia | Atividade | Observar o espaço físico interno e externo da escola. Fazer uma visita a biblioteca. Analisar a sala de aula, materiais disponível e organização da mesma. | Analisar e observar a relação; Professor /Aluno e Aluno /Professor | Analisar os trabalhos expostos dos alunos e observar a participação na realização dos mesmos. Observar a atuação do professor averiguando a coerência entre as atividades e objetivos propostos. |
Carga horária 4h | Instrumento | Diário Reflexivo | Diário Reflexivo | Diário Reflexivo |
3º Dia | Atividade | Ler e analisar planejamen-to do professor | Analisar os conteúdos trabalhados | Observar e analisar as dificuldades encontradas pelo professoro, e dificuldades dos alunos. |
Carga horária 4h | Instrumento | Diário Reflexivo | Diário Reflexivo | Diário Reflexivo |
4º Dia | Atividades | Ler e analisar a Proposta pedagógica da escola | Analisar os procedimentos de ensino | Analisar as estratégias e os critérios de avaliação |
Carga horária 4h | Instrumento | Diário Reflexivo | Diário Reflexivo | Diário Reflexivo |
3-PLANEJAMENTO COPARTICIPAÇÃO
1º Dia | Atividades | Acompanhar a turma em atividade extraclasse | Auxiliar o professor durante a atuação em sala de aula | Selecionar textos de interesse para disciplina | ||
Instrumento | Atividades com os Alunos | Atividades com o professor | Atividades com o professor | |||
Carga horária 4 h | Diário Reflexivo | Diário Reflexivo | Diário Reflexivo | |||
2º Dia | Atividades | Auxiliar nas atividades complemen-tares. | Realizar momentos de leitura bem como a interpretação da mesma | Auxiliar a professora na elaboração de atividades | ||
Carga horária 4 h | Diário Reflexivo/ Instrumento | Atividades com os alunos | Atividades com os alunos | Atividade com o professor | ||
3º Dia | Atividades | Aplicar, as atividades Selecionadas | Estudo do sistema de avaliação da escola | Se possível ler e analisar para conhecer o PCN da escola | ||
Instrumento | Atividades com os alunos | Atividade com o professor | Atividade com o professor | |||
Carga horária 4 h | ___________ | Diário Reflexivo | Diário Reflexivo | Diário Reflexivo | ||
4º Dia | Atividades | Sugerir para professora aplicar atividades avaliativas | Participar coparticipan- do da correção das atividades avaliativas | Analise livros didáticos, e da riqueza da biblioteca. | ||
Instrumento | Atividades com os alunos | Atividades com o professor | Atividades com o professoro | |||
Carga horária 4 h | ______________________ | Diário Reflexivo | Diário Reflexivo | Diário Reflexivo | ||
4 - PLANEJAMENTOS DA ETAPA DA REGÊNCIA
Educação de qualidade não é a educação política, é a educação que acontece independente de qualquer ideologia, baseada na construção de conhecimentos. É também buscar alternativas e respostas diversificadas para todos os problemas e situações que surgirem num contingente escolar. Por que falamos de educação de qualidade, por que é o desenvolver das capacidades dos alunos, é preocupar-se com um maior entendimento, mesmo que, para isso tenha que se recapitular que já fora ensinado, pois aprender não é copiar ou reproduzir a realidade, aprender é quando somos capazes de elaborar uma interpretação pessoal sobre um objetivo da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender. Um bom planejamento seleciona e organiza conteúdos, prevê situações, organizações de atividades para atingir previamente o objetivo definido, pois o planejamento é uma seleção e organização baseada em experiências anteriores, é necessário que o planejamento seja flexível, sujeito a alterações e mudanças, por que ele é ao mesmo tempo um instrumento de controle e de libertação. Discorremos sobre controle, porque oportuniza ao professor sugerir a seqüência das prioridades, dosar e medir conteúdos dados e o trabalho a ser desenvolvido, de libertação, visto que facilita o desenvolvimento das atividades, retrata as decisões tomadas num determinado momento e para um período de tempo. O planejamento é um instrumento de trabalho, flexível e coerente, porque fundamenta diferentes enfoques de projeto, e o objetivo e preciso, pois projeto é a metodologia mais usada nos planejamentos, pois acreditamos que a pessoa tem mais facilidades de transmitir sua aula, se houver um bom planejamento. O uso do projeto no ensino é estimular e orientar a aprendizagem do aluno no ensino de aquisição de conhecimento e de habilidades e atividades. O projeto é o meio pelo qual a criança é estimulada a desenvolver atividade com objetivos definidos, é provocada compreensão das situações. O professor tem que ter um planejamento bem elaborado, por que ele não deve ensinar só de acordo com o que o aluno vê, há outras éticas do objeto, também deve ter uma definição de tema e ou objetivo para o mesmo. Junto com isso, deve ter uma boa organização com o trabalho, a fim de que o aluno possa ter maior clareza do conteúdo, e os objetivos do professor, pois tudo planejado está carregado de características do professor, toda a explicação vem acompanhada de valores e de ideologia. No projeto é muito importante englobar conteúdos, para que se possa fazer uma situação, dar uma seqüência lógica, porque se trabalha conteúdos soltos, acreditamos que podem confundir um pouco os alunos, e explorando as matérias de forma globalizadas, orientamos os alunos a construir o conhecimento de forma mais ativa. Ao elaborarmos este projeto, selecionamos as atividades da observação, coparticipação e da regência de classe, como iriam realizar as atividades, e chegamos a um acordo que na regência, deveríamos elaborar todos os conteúdos, assim tentando ter um bom planejamento. Acreditamos que seja desta forma que irá se desenvolver nossa atuação, e se todos os conteúdos serão globalizados teremos então a seqüência de atividades, porque uma matéria puxa a outra dividirá as disciplina bem balançada, para nem uma das mesmas ficarem pendente, porém a disciplina de matemática e língua português será trabalhada todos os dias, porque a matemática se aprende fazendo e português, lendo e escrevendo. Claro que isso não impede se no caso acontecer de aluno trazer algo interessante e nos apresentar, daremos uma ênfase no que o aluno trouxe e após retornaremos para o planejado. O objetivo de estudo é o processo de ensino, então, podemos defini-lo como uma seqüência de atividades dos professores e dos alunos, tendo em vista a assimilação dos conteúdos de desenvolvimento e habilidade, através dos quais desperta um maior interesse de aprender por parte dos alunos, aprimorando sua capacidades cognitivas, despertando o prazer de ensinar do professor.
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