quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Estágio do Ensino Fundamental


FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – EAD
UNIDADE PEDAGÓGICA DE SALVADOR
CURSO DE PEDAGOGIA






CLADIR, SANTINA, SÍLVIA E LUCIANE







PROJETO DE
ESTÁGIO SUPERVISIONDO
NO ENSINO FUNDAMENTAL








    
Salvador-Bahia
2010





INDICE




INTRODUÇÃO                                                                                                 3

PLANEJAMENTO DA OBSERVAÇÃO                                                                  4

PLANEJAMENTO DA COPARTICIPAÇÃO                                                          5

PLANEJAMENTO DA REGÊNCIA                                                                             6






1-INTRODUÇÃO

          Na área educacional podem ser aplicados vários tipos de projetos, por isso se torna difícil o entendimento e elaboração dos mesmos
            È fundamental sobre a diferença entre projeto e pesquisa e a relação entre os dois, antes de começar o planejamento especialmente na área educacional.
          Os projetos servem para produzir novas descobertas. Portanto é através de pesquisas que se torna possível estes novos conhecimentos, mas existem outras maneiras de se produzir conhecimentos, através de projetos.
           Os tipos de projetos podem ser classificados como: Projeto de intervenção: Projeto de pesquisa: Projeto de desenvolvimento: Projeto de trabalho.
            Todos estes projetos podem ser trabalhados através de maneiras homogêneos e articulados: por exemplo: um projeto de trabalho pode ter situações de um projeto de intervenção e vice-versa. O que vai classificar como sendo um ou outro é a quantidade de atividade que caracteriza algum deles.
            Os projetos de intervenção podem ser aplicados na educação na educação ou em organizações comerciais e produtivas, pois ele serve para interferir e modificar estruturas que estão causando problema.
         Já o problema de pesquisa visa o conhecimento, através de experiências comprovadas, sobre um determinado assunto.
         Quando visamos à implantação de novas atividades ou formas de organização de produção aplicamos o projeto de desenvolvimento.
         Os projetos de ensino são específicos, direcionados a educação e a uma disciplina, visando sempre à melhoria do processo ensino-aprendizagem do aluno, sempre executando pelo professor. Enquanto que os projetos de trabalhos são desenvolvidos pelos alunos, com orientação do professor
          A metodologia de trabalho por projetos nos remete a idéia de liberdade, de criatividade. Podemos sentir a escola como uma instituição aberta, acolhedora, democrática, comprometedora com as questões “familiares e comunitárias” que não tem solução para todos os problemas, mas participa e faz parte do todo contexto.
         





  2- PLANEJAMENTOS DE OBSERVAÇÃO

1º dia


Atividade

Conhecer a Escola e a turma onde iremos atuar

Conhecer o professor e informar a proposta.

Observar as características reflexivas dos alunos.

Carga horária
4h

Instrumento

Diário Reflexivo

Diário  Reflexão

Diário       Reflexivo



2º Dia



Atividade

Observar o espaço físico interno e externo da escola. Fazer uma visita a biblioteca.
Analisar a sala de aula, materiais disponível e  organização da mesma.



Analisar e observar a relação;
Professor
/Aluno e
Aluno
/Professor


Analisar os trabalhos expostos dos alunos e observar a      participação na realização dos mesmos. Observar a atuação do professor averiguando a coerência entre as atividades e objetivos propostos.

Carga horária 4h

Instrumento

Diário Reflexivo

Diário Reflexivo

Diário       Reflexivo


     3º Dia




Atividade

Ler e analisar planejamen-to do professor

Analisar os              conteúdos trabalhados


Observar e analisar as dificuldades encontradas pelo professoro, e dificuldades dos alunos.

Carga horária 4h

Instrumento

Diário Reflexivo

Diário Reflexivo

Diário           Reflexivo

4º Dia




Atividades

Ler e analisar
a  Proposta
pedagógica   da escola

Analisar os procedimentos de ensino

Analisar as estratégias e
os critérios de avaliação

Carga   horária    4h


Instrumento

Diário
Reflexivo

Diário
Reflexivo

Diário
Reflexivo





3-PLANEJAMENTO COPARTICIPAÇÃO


       
        
1º Dia


Atividades

Acompanhar a turma em atividade extraclasse

Auxiliar o professor durante a atuação em sala de aula

Selecionar textos de interesse para disciplina


Instrumento

Atividades com os  Alunos

Atividades com o professor

Atividades com o professor


Carga  horária   4 h




Diário      Reflexivo

Diário      Reflexivo

Diário Reflexivo


2º Dia


Atividades

Auxiliar nas atividades complemen-tares.


Realizar momentos de leitura bem como a interpretação da mesma

Auxiliar a professora na elaboração de atividades


Carga horária   4 h

Diário Reflexivo/
Instrumento

Atividades com os   alunos


Atividades com os   alunos


Atividade com o professor




3º Dia



Atividades


Aplicar, as atividades Selecionadas

Estudo do sistema de avaliação da escola      


Se possível ler e analisar  para conhecer
o PCN
da escola

Instrumento

Atividades com os   alunos

Atividade   com o professor


Atividade com o professor

Carga horária
4 h


___________

Diário Reflexivo

Diário Reflexivo                  

Diário Reflexivo


  4º Dia


Atividades

Sugerir para professora aplicar atividades     avaliativas

Participar coparticipan- do da correção das atividades avaliativas

Analise livros didáticos, e da riqueza da biblioteca.




Instrumento
Atividades  com os   alunos
Atividades com o professor
Atividades com o professoro

Carga horária          4 h

______________________

Diário  Reflexivo

Diário  Reflexivo

Diário Reflexivo


4 - PLANEJAMENTOS DA ETAPA DA REGÊNCIA
    Educação de qualidade não é a educação política, é a educação que acontece independente de qualquer ideologia, baseada na construção de conhecimentos.  É também buscar alternativas e respostas diversificadas para todos os problemas e situações que surgirem num contingente escolar. Por que falamos de educação de qualidade, por que é o desenvolver das capacidades dos alunos, é preocupar-se com um maior entendimento, mesmo que, para isso tenha que se recapitular que já fora ensinado, pois aprender não é copiar ou reproduzir a realidade, aprender é quando somos capazes de elaborar uma interpretação pessoal sobre um objetivo da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender.       Um bom planejamento seleciona e organiza conteúdos, prevê situações, organizações de atividades para atingir previamente o objetivo definido, pois o planejamento é uma seleção e organização baseada em experiências anteriores, é necessário que o planejamento seja flexível, sujeito a alterações e mudanças, por que ele é ao mesmo tempo um instrumento de controle e de libertação. Discorremos sobre controle, porque oportuniza ao professor sugerir a seqüência das prioridades, dosar e medir conteúdos dados e o trabalho a ser desenvolvido, de libertação, visto que facilita o desenvolvimento das atividades, retrata as decisões tomadas num determinado momento e para um período de tempo.                     O planejamento é um instrumento de trabalho, flexível e coerente, porque fundamenta diferentes enfoques de projeto, e o objetivo e preciso, pois projeto é a metodologia mais usada nos planejamentos, pois acreditamos que a pessoa tem mais facilidades de transmitir sua aula, se houver um bom planejamento.                                O uso do projeto no ensino é estimular e orientar a aprendizagem do aluno no ensino de aquisição de conhecimento e de habilidades e atividades. O projeto é o meio pelo qual a criança é estimulada a desenvolver atividade com objetivos definidos, é provocada compreensão das situações.                                                                                                  O professor tem que ter um planejamento bem elaborado, por que ele não deve ensinar só de acordo com o que o aluno vê, há outras éticas do objeto, também deve ter uma definição de tema e ou objetivo para o mesmo. Junto com isso, deve ter uma boa organização com o trabalho, a fim de que o aluno possa ter maior clareza do conteúdo, e os objetivos do professor, pois tudo planejado está carregado de características do professor, toda a explicação vem acompanhada de valores e de ideologia.  No projeto é muito importante englobar conteúdos, para que se possa fazer uma situação, dar uma seqüência lógica, porque se trabalha conteúdos soltos, acreditamos que podem confundir um pouco os alunos, e explorando as matérias de forma globalizadas, orientamos os alunos a construir o conhecimento de forma mais ativa.                                                               Ao elaborarmos este projeto, selecionamos as atividades da observação, coparticipação e da regência de classe, como iriam realizar as atividades, e chegamos a um acordo que na regência, deveríamos elaborar todos os conteúdos, assim tentando ter um bom planejamento.  Acreditamos que seja desta forma que irá se desenvolver nossa atuação, e se todos os conteúdos serão globalizados teremos então a seqüência de atividades, porque uma matéria puxa a outra dividirá as disciplina bem balançada, para nem uma das mesmas ficarem pendente, porém a disciplina de matemática e língua português será trabalhada todos os dias, porque a matemática se aprende fazendo e português, lendo e escrevendo.  Claro que isso não impede se no caso acontecer de aluno trazer algo interessante e nos apresentar, daremos uma ênfase no que o aluno trouxe e após retornaremos para o planejado.                                                                                O objetivo de estudo é o processo de ensino, então, podemos defini-lo como uma seqüência de atividades dos professores e dos alunos, tendo em vista a assimilação dos conteúdos de desenvolvimento e habilidade, através dos quais desperta um maior interesse de aprender por parte dos alunos, aprimorando sua capacidades cognitivas, despertando o prazer de ensinar do professor.     






                                                            
 

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